Atualmente a anorexia vem se tornando um dos sintomas mais conhecidos entre pais e educadores devido ao aumento significativo de casos e principalmente pela maior divulgação e espaço que vem ganhando nos meios de comunicação. Isso não quer dizer que se trate de um “novo transtorno”. A anorexia aparece nos relatos médicos, psiquiátricos e psicanalíticos há muitas décadas, mas hoje em dia podemos localizar uma proliferação desse tipo de conduta.

Trata-se de um sintoma que costuma a aparecer em períodos próximo à adolescência podendo perdurar durante toda a vida, dependendo da gravidade. Nesse sentido, são sintomas que estão ligados ao momento de passagem da infância para o mundo adulto e relacionam-se às dificuldades relativas a essa transformação, mantendo uma estreita relação com a função alimentar e o sentido atribuído a ela pela família e pela própria pessoa. Por ter uma prevalência maior entre meninas, liga-se, muitas vezes, às relações que as meninas estabelecem com o corpo e com a figura materna, além das exigências sociais de beleza e magreza.

O que mais chama a atenção nesses casos é a evidente incongruência entre a imagem que se tem do próprio corpo e o corpo propriamente dito, pois a distorção dessa imagem faz com que essas pessoas se vejam muito mais magras do que efetivamente estão.

 

Home
Sobre a Levemente
Obesidade
Anorexia
Bulimia
Artigos
Programas Corporativos
Cursos e eventos
Espaço Levemente
Quem Somos
Fale Conosco
Na busca pela saúde são necessários mais do que alimentação balanceada e exercícios, é preciso perceber o que a comida representa na sua vida. Sinta-se mais leve... Levemente!
Informações: info@levemente.com.br