A bulimia se expressa de forma bastante ampla, mas é marcada principalmente por momentos de voracidade e descontrole que se seguem de uma culpa insuportável, o que leva à busca por comportamentos compensatórios que visam aliviar esse sentimento.

Assim como a anorexia existe uma importante distorção da imagem que se tem do próprio corpo e o sintoma aparece de formas variadas que vão desde a alternância entre períodos de restrição alimentar extrema ou do jejum por períodos prolongados, como na anorexia, até a provocação do vômito como forma de compensar os ataques de comer provocados pelo descontrole em relação à comida. Essas compensações também podem se dar por meio da prática excessiva de exercícios físicos, pelo uso excessivo e prolongado de laxantes e diuréticos, bem como a utilização recorrente de medicamentos anorexígenos para o controle da voracidade.

Então, como diferenciar a bulimia da anorexia? Isso nem sempre é uma tarefa fácil, pois esses sintomas podem mesclar-se durante algum tempo. Entretanto o que mais caracteriza a bulimia é esse movimento de alternância entre a compulsão por comer e a compensação que visa esvaziar toda a culpa que é ‘ingerida’ junto com o alimento.

 

Home
Sobre a Levemente
Obesidade
Anorexia
Bulimia
Artigos
Programas Corporativos
Cursos e eventos
Espaço Levemente
Quem Somos
Fale Conosco
Na busca pela saúde são necessários mais do que alimentação balanceada e exercícios, é preciso perceber o que a comida representa na sua vida. Sinta-se mais leve... Levemente!
Informações: info@levemente.com.br