A obesidade é uma doença que atinge cerca de 30% da população brasileira e por conta de dados alarmantes como este vem sendo encarada como o mal do século. Caracteriza-se pelo acúmulo de tecido adiposo resultante da diferença entre o consumo energético alto e o gasto calórico baixo. Porém a obesidade não se limita a uma doença orgânica. Ela está vinculada ao mal-estar do ser humano que deve atender às exigências sócio-culturais, mas não quer abrir mão da satisfação que sente ao comer.

A obesidade se desenvolve ao longo de anos, iniciando muitas vezes na infância ou adolescência e cultivada a base de maus hábitos alimentares e sedentarismo. Trata-se de uma doença multifatorial e assim sendo abrange diferentes aspectos que podem estar relacionados, gerando um sintoma complexo e de difícil tratamento. Podemos destacar os aspectos familiares, socio-culturais, metabólicos e emocionais como os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da obesidade.

Temos observado na nossa prática clínica que a obesidade muitas vezes tem seu início associado a situações emocionalmente marcantes, tais como a adolescência, o casamento, gravidez, morte de pessoas queridas, entre outras, o que nos leva a refletir sobre as causas da obesidade.

Nossa aposta é que a dificuldade em emagrecer e manter-se magro esteja diretamente relacionada com aspectos inconscientes e não só com os hábitos alimentares ou com fatores genéticos. O Início de um processo de emagrecimento e mudança de padrão corporal exige um tratamento que contemple os afetos ligados ao comer, à gordura e ao corpo, para que os antigos sintomas não tenham mais espaço e as mudanças sejam mais efetivas. Muitas vezes é necessário rever os parâmetros de emagrecimento, criando metas e imagens menos ideais e mais possíveis, diminuindo um pouco da angústia provocada pelo excesso de peso, que leva novamente a buscar na comida um alívio e um preenchimento.

 

Home
Sobre a Levemente
Obesidade
Anorexia
Bulimia
Artigos
Programas Corporativos
Cursos e eventos
Espaço Levemente
Quem Somos
Fale Conosco
Na busca pela saúde são necessários mais do que alimentação balanceada e exercícios, é preciso perceber o que a comida representa na sua vida. Sinta-se mais leve... Levemente!
Informações: info@levemente.com.br